Abrir arquivos RAR e descompactar no computador ou smartphone


Arquivos compactados, sejam com as extensões ZIP ou RAR, servem para diminuir o tamanho de itens pesados, tornando a transferência entre dispositivos ou download mais simples e rápido. Embora sejam comuns em computadores, eles também podem ser baixados diretamente em smartphones e tablets.

Todavia, se você receber um arquivo neste formato ou vai baixar seus projetos concluídos, ainda precisará recorrer a outros softwares para extrair o conteúdo. Nesse texto, mostraremos o passo a passo do que você precisa fazer para abrir arquivos RAR.

Entre as muitas alternativas disponíveis, sem sombra de dúvidas o WinRAR é o mais conhecido de todos. Gratuito e fácil de ser utilizado, você pode baixá-lo e instalá-lo em computadores e smartphones. 

Uma vez que o WinRAR estiver instalado, então você estará apto a descompactar e abrir arquivos no formato RAR. O passo a passo é o seguinte:

Computador:

Passo 01: Abra o Windows Explorer.

como-abrir-descompactar-arquivos-rar-windows-10

Passo 02: Encontre o arquivo RAR que você deseja abrir ou descompactar. Selecione o arquivo e clique com o botão direito do mouse sobre ele.

Passo 03: No menu que será aberto, escolha a opção “Abrir com WinRAR”.

como-abrir-descompactar-arquivos-rar-windows-10

Pronto! Os arquivos serão extraídos para a pasta indicada. Para compactar arquivos, basta repetir o passo a passo, mas no item 3 escolha a opção “Compactar com WinRAR”.

Smartphone:

O WinRAR também suporta a descompactação de arquivos RAR criados em pacotes separados. Essa é uma maneira de separar um item pesado demais para download de uma vez, por exemplo.

Passo 1. Vá até a pasta onde se localizam os arquivos em pacotes e selecione todos na caixa do lado direito. Note que os itens devem estar com o mesmo nome, porém com a designação de ordem de extração – parte 1, parte 2 e assim por diante;

Marque os arquivos em pacotes de uma vez e extraia tudo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Passo 2. Toque no botão de descompactar e configure as suas preferências novamente, caso seja necessário. Não é preciso programar o aplicativo especialmente para esse tipo de descompactação, pois o processo é automático. Como arquivos em lotes normalmente se tratam de um original pesado, o processo pode demorar um tempo.

Configure as preferências e aguarde o progresso da extração (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora você já sabe como manusear arquivos RAR em seu smartphone ou tablet Android, tanto para arquivos únicos como para compactados em pacotes. Lembre-se, porém, que, após terminar a extração dos arquivos, é importante usar um app gerenciador para mudar tudo de lugar ou abrir determinadas extensões.


Você achou esse artigo útil?