Aprenda a usar o FTP para gerenciar o seu Website


No processo de transferência e recebimento de arquivos pela internet, o FTP funciona em torno de dois protagonistas: o cliente e o servidor.

cliente é o computador que solicita a conexão para ter acesso aos dados já hospedados na internet. Já o servidor é um outro computador que atua como um ambiente virtual, recebendo a solicitação do cliente para a transferência dos arquivos nele hospedados.

Nessa altura do campeonato, você já entendeu que o FTP é extremamente útil para armazenar e gerenciar grande quantidade de dados na sua rotina pessoal e profissional.

E tudo é feito pelo seu computador que, conectado à internet e estabelecida a conexão com outras máquinas, é capaz de realizar qualquer transferência de download e upload de arquivos.

Pois chegou a hora de conhecer alguns benefícios para adotar o FTP no seu dia a dia. São alguns incentivos extras para você começar a usar a tecnologia e parar de passar trabalho com tantos dados em mãos.

     1. Grande volume de transferência de dados por uma rede

Aqui não tem segredo. O FTP permite a transferência de grande volume de dados por uma única rede. É uma excelente maneira de guardar e gerenciar seus projetos online pela internet. Tudo fica lá armazenado e sempre à disposição do usuário criador ou por qualquer pessoa que tenha um login ou senha de acesso.

     2. Envio de vários diretórios ao mesmo tempo

Não precisa passar trabalho. Com o FTP, você pode enviar diretórios de documentos inteiros e de uma única vez. Assim, não tem a menor necessidade de enviar arquivo por arquivo. Você ganha em velocidade e eficiência na atividade que estiver fazendo.

     3. Progresso sempre salvo

Lá está você fazendo alguma configuração ou enviando um diretório para um servidor FTP. Não se preocupe: todas as suas ações e o progresso de utilização e gerenciamento de arquivos são salvas o tempo inteiro. Não haverá riscos de você usá-lo por muitas horas, fechar o software que faz a conexão com o servidor e perder todo o seu trabalho.

     4. Gerenciamento facilitado

Usando o FTP, você poderá mover arquivos e gerenciá-los com muita facilidade. Nada de opções muito complicadas e segredos para conseguir trabalhar com seus dados. Basta clicar num diretório ou conteúdo, fazer a cópia e a colagem e transferi-los para onde você quiser. Se preferir, ainda é possível arrastá-los com o cursor do mouse.

     5. Configure tudo uma única vez

Sabe aquelas vezes em que você configura um software e, por algum motivo, sempre precisa refazer as configurações novamente a cada vez que o inicia? Com o FTP não é assim: uma vez feita a configuração inicial, ela será salva e vocẽ não precisará refazê-la nunca mais. A menos que queira, obviamente, modificar algo ou acrescentar alguma funcionalidade.  

     6. Simplicidade de uso

Usar o FTP é uma garantia de que você não vai passar trabalho para usar. Principalmente se você já é do ramo da tecnologia e tem algum conhecimento sobre internet, servidores e códigos de programação. Noções de gerenciamento de arquivos e diretórios também são bem-vindos.

Se você não for familiarizado com esse assunto, pode haver uma certa dificuldade no começo. Mas isso não é exatamente o que acontece quando você começa a usar algum software pela primeira vez? Basta um pouco de persistência e motivação para seguir em frente.

     7. Segurança

Essa é uma das questões mais importantes quando se começa a usar qualquer coisa que envolva dados e o trabalho de criação de alguém. Com o FTP, o usuário tem à disposição uma configuração para login de acesso e senha.

É possível também instalar criptografias dos tipos SSL e TSL, que garantem e genuinidade dos dados inseridos e fazem a prova de que está acessando realmente tem permissão para entrar num servidor FTP.

     8. Compatibilidade com ferramentas de versionamento

Uma outra vantagem de usar o FTP é que ele é compatível com ferramentas de versionamento, como o GIT e o BITBUCKET. Eles basicamente permitem a edição compartilhada de projetos em desenvolvimento sem comprometer correções e edições já realizadas nos arquivos. É muito comum em projetos em que muitas pessoas trabalham simultaneamente.


Você achou esse artigo útil?