Existem vários métodos e ferramentas para fazer o planejamento financeiro para pequenas empresas, e cabe a você encontrar o mais eficiente.
Mas é claro que uma referência é bem-vinda.
Acompanhe os passos essenciais do processo.
1. Avalie sua saúde financeira
O ponto de partida de qualquer planejamento financeiro para pequenas empresas é o diagnóstico completo da situação do negócio.
Para isso, vale juntar demonstrativos de lucros e perdas, relatórios, balanços patrimoniais e outros documentos contábeis que ofereçam um panorama da sua saúde financeira atual.
2. Estude seu mercado
Para planejar suas finanças, você também precisa olhar para o mercado e entender as oportunidades e ameaças que rondam seu negócio.
Então, antes de definir seus objetivos, analise seu posicionamento diante da concorrência, tendências à vista e relacionamento com seus clientes.
3. Defina seus objetivos
Os objetivos definem aonde você quer chegar e a qual velocidade, de acordo com suas projeções do negócio.
Lembre-se de considerar suas prioridades e incluir quitação de investimentos, metas de aumento de receitas e metas de expansão da empresa para o futuro.
4. Use as ferramentas certas
Você vai notar que o planejamento financeiro para pequenas empresas envolve uma série de dados, números e variáveis.
Por isso, é importante usar as ferramentas certas para organizar suas informações e contar com soluções digitais para facilitar sua tarefa.
Soluções como a Conta Azul e a Treasy, por exemplo, podem facilitar muito a sua vida.
As duas ferramentas são complementares, na verdade.
A Conta Azul é uma plataforma de gestão completa, que acelera o controle financeiro, traz insights para a tomada de decisão e ainda conecta todas as áreas da empresa.
E a Treasy é uma solução muito interessante para o planejamento orçamentário da empresa, já que ela facilita o plano de contas e centro de custos, gera análises de relatórios gerenciais e aumenta a previsibilidade dos números.
Assim, você não fica perdido entre planilhas e papéis e tem todos os dados à mão para planejar seu orçamento, fazer projeções financeiras e acompanhar resultados.